Santa Maria não adotará medidas de fechamento de atividades econômicas a partir do alerta emitido no começo da noite de quarta-feira pelo governo estadual dentro do sistema de monitoramento da pandemia chamado de 3As. A informação foi confirmada pelo prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) em entrevista ao Diário na manhã desta quinta-feira. A Região Covid de Santa Maria tem até a noite de sexta-feira para apresentar um plano de ação ao governo do Estado, com as medidas adotadas para conter a disseminação do coronavírus. Conforme o Estado, a região teve aumento de 26,1% no número de casos em uma semana e taxa de óbitos 43% maior que a média do Rio Grande do Sul.
- Nossa ideia é não fechar nada, não parar nada. Nossa ideia é que a economia continue se desenvolvendo, mas que façamos um apelo especial para que as pessoas nos ajudem a se cuidar - afirmou Pozzobom.
O chefe do Executivo santa-mariense também confirmou que irá se reunir com os membros da Associação de Municípios da Região Central (AMCentro) para discutir as medidas adotadas. Pozzobom também afirmou que o momento é delicado.
Região de Santa Maria recebe alerta do governo estadual
LEITOS CLÍNICOS
Na tarde desta quarta-feira, também deve ser anunciada a abertura de 20 leitos clínicos no Hospital Regional para tratamento de pacientes com Covid-19. Os últimos detalhes para o anúncio serão debatidos em reunião com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, a partir das 14h.
Para enfrentamento da pandemia, o prefeito aposta no cuidado adotado pela população e na ampliação da oferta de vacinas.
- Cuidado absoluto. Rezar que venha mais vacina para nós. Somos uma das regiões do Estado que mais está vacinando. E as pessoas se cuidar. São esses dois elementos: a vacina e o cuidado com as pessoas, para a gente avançar - disse.
À espera do julgamento do caso, tragédia da Kiss completa 100 meses
No painel do sistema 3As, que é atualizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-RS) com dados informados pelos municípios, a região de Santa Maria consta como a última no percentual de pessoas vacinadas com a segunda dose, com 9%. Se levado em conta o percentual de vacinados com a primeira dose, a região está na 14ª colocação entre 21, com 25,8%. Conforme dados do Vacinômetro da prefeitura, 88,8 mil pessoas receberam a primeira dose no município e 49.445 a segunda. Neste caso, há um problema na atualização de Santa Maria no painel do Estado. Enquanto a Secretaria Estadual da Saúde (SES) aponta 3.106 doses aplicadas no município (entre primeira e segunda), a prefeitura já indica 119.487.
SANTA MARIA EM ALERTA
Segundo o Piratini, a região de Santa Maria teve incidência de 355,8 casos confirmados por 100 mil habitantes na última semana, aumento de 26,1% em relação à semana anterior. Essa é a 9ª maior incidência do Rio Grande do Sul entre as 21 regiões Covid-19 na última semana, sendo 32,1% superior à média estadual.
MORTES
A incidência de óbitos também aumentou, 6,3%. O dado, agora, é de 9,11 óbitos por 100 mil habitantes. É a quarta maior taxa de mortalidade recente do Estado na última semana e 43,4% superior à média estadual.
CAPACIDADE HOSPITALAR
Internações também preocupam na análise. O número de pacientes em leitos clínicos teve acréscimo de 23 pacientes (aumento de 10,7). Em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), o aumento foi de 3,1% (quatro pacientes a mais que semana passada). Somadas todas as cidades, a região tem 139 pacientes internados em UTI por Covid-19.
O SISTEMA 3 As
- Primeiro A = Aviso: a região não se enquadra em um caso mais grave mas precisa intensificar os cuidados para não evoluir para uma condição pior
- 2 As = Aviso e Alerta: alerta é quando o número de hospitalizações e/ou média de casos ou mortes é preocupante e acima da média estadual. Neste caso, os municípios recebem um parecer de dados e números sobre a situação da região. Neste cenário, os prefeitos e região precisam agir
- 3 As = Aviso, Alerta e Ação: ação significa que os decretos devem entrar em vigor em até 48h após o alerta para conter o avanço da Covid-19 na região. O Estado também pode aplicar regras mais rígidas se achar necessário